4 de fevereiro de 2010

Amor?

Há quem diga que não existe, outros dizem que pode ser eterno, uns consideram-no a cura outros a doença, para muitos é fonte de inspiração para outros é a ruína, para alguns não passa de paixão, muitas vezes acaba em ódio e ressentimento.
Estou a falar da palavra amor, que deriva do latim amor, em português pode ter significados tais como: afeição compaixão misericórdia, inclinação, atracão, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, entre outros. Na sua forma mais popular refere-se à formação de um vinculo emocional, que tanto pode ser pessoal como a um objecto e que seja capaz de receber este comportamento amoroso de forma a alimentar estímulos sensoriais e psicológicos.
Nestes últimos posts esta palavra tem vindo a ser bastante utilizada, mas com que sentido é que cada pessoa a usa, como é que vêem o amor?
Pois bem deixo esta sugestão para quem quiser deixar a sua opinião.

E como a palavra inspira:

"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?"

17 comentários:

  1. O amor é:

    Sonhar, intuindo sensações e emoções...
    Brilho nos olhos e intensa alegria na alma...
    Sentir o palpitar acelerado do coração só de pensar...
    Desejar estar junto, sem reservas, disfarces, cúmplice.
    Tocar e ser tocada de tantas formas...
    Com palavras, com silencio, com olhares, dar e sentir prazer.
    Não precisar perguntar, nem responder, apenas compreender.
    Falar sobre tudo ou não precisar dizer nada.
    Aceitar os defeitos e reconhecer as qualidades
    Compartilhar tempo e espaço.
    Recordar o passado, viver o presente
    e não pensar no futuro...

    ResponderEliminar
  2. Amor...
    Acho que já conheci o lado bom, o lado mau desta coisas á qual chamam amor!!!!
    É bom amar e ser amado!
    É horrivel amar sem ser amado...
    Quando a pessoa que nós mais amamos nos espeta uma faca nas costas.... acreditem que não é facil levantar a cabeça e seguir em frente!!! Mas não ha nada que não se faça ou que se consiga... demora tempo!... demora... mas passa e aprendemos....
    Neste momento ando á deriva!!! -.-'
    O amor é um lugar estranho!!!! :S
    Mas quando se lá tá verdadeiramente.... é lindo!!!!
    *.*
    Por isso arrisquem!!! =)

    ResponderEliminar
  3. O amor é a coisa mais complicada que o ser humano tem que lidar.... Num dia pode ser tudo maravilhoso como no outro já estamos à beira do precipício...Tanto nos dizem que somos amor da vida de uma pessoa como nos esquece em pouco tempo... O pior no amor é quando confiamos na pessoa mais do que em nós próprios e depois essa pessoa desilude-nos tanto, que parece que nos tiram o chão debaixo dos pés...Como se não tivéssemos razão para viver.... A verdade é que o amor é um caso de extremos...pode-te deixar nas nuvens, mas também te pode levar à mais profunda tristeza....
    No entanto gosto de pensar que isto acontece, estas tristezas no amor até encontrarmos o verdadeiro amor, a pessoa q nos apoia e nos compreende incondicionalmente... Mas com o passar no tempo torna-se cada vez mais difícil acreditar nisto...
    Felicidades para todos...

    ResponderEliminar
  4. Estamos a falar de amor? ou de quem supostamente nos dá "amor"? e que a meu ver o amor e das coisas mais belas, profundas e intensas, que a vida tem para nos.É um sentimento maravilhoso capaz de fazer de nos seres melhores e realizados! acho que é algo a que todos deviamos ter direito e nao so o amor conjugal, mas tambem o familiar, inter-pessoal, etc...o amor e um vinculo, um laço intenso que criamos com alguem...que entre todos os sentimentos positivos e para mim o mais forte :)
    Em relacionamentos conjugais se causa "dores", desentendimentos, nao devia =| pois o amor msm nao e isso ou pelo menos nao devia ser, e se causa entao não e amor algum! isso é mais da responsabilidade das pessoas que nao sabem ou nao o tem para dar devidamente, e nao causa do sentimento em si!
    Aproveitem o dia dos namorados que vem ai e namorem muito lol, e façam-se sentir tambem diariamente nos mais proximos, aqueles que nos amam a nos tambem incondicionalmente como familiares e amigos... Se é Amor, Amor mesmo..entao todas as suas formas sáo válidas :)

    ResponderEliminar
  5. Não vou dizer muito sobre este assunto pois o que penso resume-se à seguinte frase: "podemos viver sem saúde no entanto é impossivel viver sem amor"

    ResponderEliminar
  6. Por mais palavras que se escrevam, nunca serão suficientes para definir esta - amor.
    Amor é...

    ResponderEliminar
  7. Amor ?
    Tenho idade há mais para falar sobre isso.
    No século passado era mais diferente…
    Mas como sempre não custa viver, custa sim saber, e o saber vem com o tempo…
    Enjoy the life Honny, it´s so fucking too short, damm…

    http://www.youtube.com/watch?v=v8-q4XiiS8U

    PS: Ideia para um novo tópico: o amor é mais horizontal ou platónico (tipo o “plat pays” dos Belgas ?)…

    ResponderEliminar
  8. Em primeiro lugar penso que se pode falar de amor em qualquer idade, apesar de os tempos mudarem e com ele as vontades tambem mudam, é sempre enriquecedor ouvir a opiniao de todos...
    Em relação à sugestao para o novo topico, não percebi a ideia... Aproveito tambem pra agradecer a quem tem participado no blog e comtinuem a participar e tambem a dar sugestoes para o crescimento do mesmo. cumprimentos pra todos

    ResponderEliminar
  9. Estava só a falar de amor/sexo, onde começa um, acaba o outro, e por ai fora…
    O link da canção da Rita Lee (http://www.youtube.com/watch?v=v8-q4XiiS8U) para mim é uma boa base de partida… ;))))))))))))

    ResponderEliminar
  10. Sim é uma boa ideia, mas nao acho que seja necessário um novo post, este tema pode ser abordado aqui pois de certa forma está relacinado.

    ResponderEliminar
  11. Existem akeles que o puro acto sexual é puro divertimento o dito "fazer sexo"
    Para outro é mais sentido é o dito "fazer amor"

    ResponderEliminar
  12. Eu nao diria que sexo casual é apenas puro divertimento, muitas vezes é a busca de certas emoções, necessidades etc. mas concordo que existe quem o faça apenas pelo "divertimento". Mas penso que sexo e amor deveriam estar sempre ligados pois assim obtem-se o melhor dos dois... infelizmente a vida na vida real n é assim.

    ResponderEliminar
  13. Eu não acredito em amor a nao ser relacionado com amizade ou de pais pra filhos etc, mt menos em amor eterno, para mim nao passa de uma forma de alimentar o ego ou o que lhe queiram chamar...tambem não vejo a diferença entre sexo com ou sem amor se é so por divertimento ou nao, na minha opiniao é uma necessidade do ser humano e nao passa disso.
    P.S. parabens pelo blog parece estar a tornar-se um espaço interessante.

    ResponderEliminar
  14. Boas
    Em relação ao ultimo comentário tenho que concordar num ponto, o blog está a tornar-se um espaço interessante (apesar da minha opiniao ser suspeita), em relação ao resto, opiniões são opiniões mas penso que devias rever um pouco a tua teoria pois das duas uma ou tiveste um grande desgosto (e ficaste traumatizado/a e/ou ressentido/a), ou nunca experimentaste o que realmente é amar, mas ambas as situações tem solução e quando resolveres esse conflito interior vais ver que a opinião é outra.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. Parece que estão a banalizar demasiado o sentimento. Amor não é apenas o sentimento que se nutre pela pessoa que queremos namorar. Não acreditar numa relação, não é não acreditar no amor. O amor também não é sexo. Repare-se na difinição.
    Por outro lado, acho que o amor é daquelas coisas que não se difinem. Simplesmente AMA-SE!

    bom trabalho

    ResponderEliminar
  16. Isso mesmo Pardal Atento...simplesmente AMA-SE! E como é bom amar e ser amado =)

    Parabéns pelo blog... Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Amar e ser amado é um sentimento brutalesco... Como já disseram não existe definição para definir tal coisa "AMOR".
    Apesar de não querermos cada fez que amamos alguém é sempre diferente do anterior com maior ou menos intensidade, não interessa o importante é o sentimento!! E esse tá lá! Sabes defini-lo? Eu não!!!!
    Por exemplo: Porque é que não conseguimos esquecer o primeiro amor???

    Comprimentos K@'10

    ResponderEliminar