15 de janeiro de 2010

Poligamia

A poligamia refere-se a um relacionamento amoroso e sexual entre mais do que duas pessoas, isto pode acontecer durante um período de tempo ou durante uma vida inteira. É permitido por algumas religiões e também pela legislação de alguns países.
Por sugestão de alguém que comentou o nosso blog, foi aberto este post. Bom debate

22 comentários:

  1. Bem, Poligamia mas religiões mulçulmanas premite aos homens ter várias mulheres... tendo uma carrada de regras rigidas em relação a isso...
    Como a religião católica não premite a poligamia, por consequencia a legislação também não...(penso que seja essa a causa)
    Caso um dia isso sejas premitido gostaria que fosse primitido tanto para os homens ter várias mulher e vice-versa (acho que é justo) e assim as mulheres ja não eram acusadas de adultério e condenadas á morte por isso (como nas religiões mulçulmanas)

    Comprimentos

    ResponderEliminar
  2. Eu não concordo nada com o sistema de poligamia!! relacionamento amoroso para mim é entre duas pessoas e acho que é assim que deve ser... dois corpos distintos que formem uma so alma e assim é que é o amor! ora essa lol :)

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu concordo contigo Tânia =)
    Uma relação amorosa, para mim, só faz sentido se for entre, apenas, duas pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Eu pessoalmente aceito perfeitamente que uma relação amorosa possa ser mais do que o simples 1 + 1.
    Alias foi algo que existiu naturalmente no inicio das humanidades mas que nos tempos modernos foi banido por alguns bem (mal ?) pensantes.
    Ainda hoje há culturas em que é aceite como normal.
    Acho que como tudo, tem a ver com cada qual, se as pessoas assim se sentem bem, quem sou eu para as obrigarem a não ?

    ResponderEliminar
  5. Pois bem eu também não acho que seja assim nada de mais, tal como disse o anónimo foi algo que existiu no inicio da humanidade e era encarado com normalidade. Trata-se da cultura em que se está inserido e tambem do intimo de cada um (eu pessoalmente não crei que fosse capaz de aturar mais do que uma mulher :D )... agora o que eu penso que deve existir, é idualdade, pois o que se passa nos paises onde isto é permitido é que os homens podem ter varias mulheres e o inverso é crime, pra mim isto está mal...

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo Tiago...
    Penso que faz parte essencialmente da cultura. Visto que a cultura é tudo aquilo que nos incutem desde pequeninos (maneiras de pensar, formas de conviver, ...)
    Em paises arabes é normal que um homem tenhas várias mulheres... mas é anormal uma mulher ter vários homens... Porque na cultura em que estão inseridos isso foi-lhes incutido desde crianças o que se vai arrastar pela vida inteira...
    Em relação á nossa cultura a poligamia não é permitida... logo desde aí o facto de um homem ter várias mulheres não é encarado com bons olhos, mas pior seria uma mulher ter vários homens era ainda mais discriminada... Como todos nós sabemos em relação á primeira situação o homem é considerado um garanhão em relação á segunda a mulher seria considerada uma pu....
    Mas caso fosse permitida na nossa cultura era visto como normal!!!

    Comprimentos K@'10

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos! Desde já muitos parabéns pelo blog e pelos temas discutidos!
    A poligamia parece-me que é uma marca de culturas menos desenvolvidas, pois a sua prática tira dignidade à mulher (no caso da poligamia) ou ao homem (no caso da poliandria); a exclusividade, ao contrário, valoriza a pessoa.
    Se repararem, a poligamia aparece sempre em culturas onde um sexo subjuga o outro: para ter descendência (se uma mulher era estéril na cultura judaica, o marido podia ter filhos de uma escrava que lhe desse descendência); pelo “status” (na Grécia antiga era naturalíssimo a prostituição); ou pela posse (no islamismo a mulher é como que escrava do homem por isso tem de andar tapada para ninguém ter a ousadia de olhar para ela!).
    Porém, agora até já há uma telenovela nos EUA onde se encara naturalmente a questão. Penso que isto de dizer que a monogamia é uma “invenção dos ciumentos” e que é “contra natura” (pois no geral os animais têm mais que um parceiro) é uma fachada para cada um fazer do(s) parceiros objecto(s) de consumo: hoje estou cansado desta, vou estar um bocado com aquela… O pior é que se é consumido com todo o gosto!

    ResponderEliminar
  8. Para mim o sistema da poligamia, é um autentico absurdo...
    Concordo com o que a Tania e a Joana disseram uma relaçao é unica e simplesmente entre duas pessoas...Pois senao passa a ser traiçao

    ResponderEliminar
  9. Cada cabeça a sua sentença...
    Eu acho que era capaz de ser giro =)
    Poligamia para ambas as partes homens e mulheres
    A melhor sem duvida que seria o acabar com os ciumes... [homens ciumentos são chatos como tudo...LOL] ;D
    A pior parte da poligamia seria o disparar dos testes de ADN (não há filhos de pais incognitos como antigamente)
    Por outo lado uma relação a dois pode ser mais aprofundada que uma relação com vários...
    É a minha opinião

    ResponderEliminar
  10. A poligamia, na minha opinião só é válida se aqueles/aquelas que partilharem o mesmo marido/mulher aceitarem ter concorrenetes, por assim dizer.
    Ou seja, apenas se os diversos parceiros concordarem e respeitarem a existência de outro/a na relação, o que na minha realidade é um pouco difícil de respeitar.

    ResponderEliminar
  11. Sim sem duvida nenhuma que as várias pessoas envolvidas na relação tem que estar de acordo com a situação...(eu tambem não me via muito capaz de entrar num esquema desse tipo, mas respeito quem possa gostar e por isso é que nao vou contra a poligamia).

    ResponderEliminar
  12. Como eu disse cada cabeça sua sentença!!!!
    Eu aceito a ideia mas não me via metido(a) nisso
    xD

    ResponderEliminar
  13. eu não concordo; uma relação é só entre duas pessoas (de preferência de sexos opostos) , assim pode-se considerar que existe amor, agora mais que dois já não tem sentido.
    Ass: 1 pessoa do GDJ

    ResponderEliminar
  14. A poligamia é uma lei humana, cuja abolição marca um progresso social. O casamento, segundo os objetivos de Deus, deve ser fundado sobre a afeição dos seres que se unem. Com a poligamia não há afeição real, mas sensualidade.A poligamia deve ser considerada como um uso ou uma legislação particular, apropriada a certos meios, e que o apaerfeiçoamento social faz, pouco a pouco, desaparecer.

    ResponderEliminar
  15. "Conhece mais da Mulher, o Homem que só tem uma, do que aquele que tem muitas."
    De que vale um Homem ter várias Mulheres e, vice-versa se, no fim, não for capaz de a(o) conhecer?

    ResponderEliminar
  16. Mas se calhar o objectivo não é conhecerem-se uns aos outros...

    ResponderEliminar
  17. Não há como concordar ou discordar. Porque me dizem que é contra-natura? Em qual escritura se condena a Poligamia? ou se proíbe?
    O facto de não aceitarmos o facto, não faz de nós pessoas pouco tolerantes, que nao sabemos viver com as diferenças? Quem disse que não há amor entre um homem e duas mulheres? Quem diz que um homem não pode amar duas mulheres? Porque tem o homem de se cansar de uma e correndo vou tirar prazer de outra? Porque será que acham que o homem poligâmico usa a mulher como um objecto?
    Penso que como qualquer preconceito que surja é fruto da ignorancia sobre determinado assunto! Fico preocupado com a quantidade de preconceitos que surgem nesta discussão. Há coisas com as quais não podemos nem concordar nem discordar, apenas as aceitamos ou não!
    Cumprimentos e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  18. Boas...
    Eu nao concordo ctg Pardal Atento, quando dizes "Há coisas com as quais não podemos nem concordar nem discordar, apenas as aceitamos ou não!" para tudo devemos ter opinião e isso passa por concordar ou discordar de determinado assunto, e não aceitar algo apenas, porque sim. agora o que acontece é haver opinioes mal formadas ou por falta de informação ou informação errada.Mas tambem é para isso que servem estes espaços. E tambem não concordo que seja uma forma de discriminação nao concordar com a poligamia, discriminação seria por de parte as pessoas que a praticam.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. Olá tiago.
    Vais-me desculpar, mas... o facto de se concordar ou discordar com uma determinada situação leva-me a considera-la certa ou errada. O facto de não se concordar com a poligamia implica que se considere que a poligamia está errada, ao achar-mos que está errada, vamos por de parte, ao por de parte, estamos a descriminar!
    Agora os factos históricos rezam que a evolução social quase tem implicado a abolição da poligamia. No entanto concordo no facto de a poligamia ser uma "lei dos homens", para o bem e para o mal.

    ResponderEliminar
  20. Olá...
    Desculpas aceites :).No entanto continuo a não concordar com esse ponto de vista da discriminação, lá por duas pessoas terem dois pontos de vista diferentes não quer dizer que haja discriminação de parte a parte... um exemplo: eu sou católico praticante, e tenho uma grande amiga que diz que não acredita em nada que tenha a ver com religião, frequentemente temos discussões sobre o assunto em caussa, tanto ela como eu expomos as nossas opiniões e naturalmente são bastante divergentes, no entanto não deixamos de ser amigos...e o mesmo se passa com outras pessoas que conheço e que dizem o mesmo, e não é por isso que as vou por de parte, apesar de não concordar com elas e vice-versa. Em suma este tipo de coisas e englobo a poligamia, está relacionado com factores tais como a cultura em que se cresce, o tipo de educação que se tem, e apesar de divergencias de opiniao deve haver lugar pra discriminação...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. * ...não deve haver lugar pra discriminação...

    ResponderEliminar
  22. Parece que o tema é discriminação e não a poligamia! O que quero dizer é, não me interessa se A é poligâmico ou não.
    Já agora a difinição de monogamia apenas difere de poligamia no facto da existencia de apenas dois individuos, o resto é igual a poligamia. E pegando na definição, vemos quantos casos de poligamia nós conhecemos.
    Um bom tópico à discussão, é a existencia de temas fraturantes e criadores de discriminação.
    Abraços e bom trabalho.

    ResponderEliminar