28 de dezembro de 2009

Casamento Homossexual

Estamos a terminar mais um ano, e, para não variar, mais uma polémica se veio a acentuar no nosso quotidiano.
Estamos a falar do casamento entre homossexuais e a adopção de crianças por parte dos mesmos. Este é um tema que pode ser exaustivamente desenvolvido, pois existem vários argumentos que apoiam e estão contra este casamento e adopção.
A nossa sugestão é que se crie um debate ao longo desta semana, em que cada um identifique a sua posição e argumente, conscientemente, defendendo a sua posição.
Ah, e um bom Ano Novo ;)

11 comentários:

  1. Antes de mais, parabéns e longa vida a este vosso espaço.

    Em relação ao tema em questão, eu não tenho nada contra o casamento de quem com quem.
    Defendo que cada qual é livre de fazer o que bem entende desde que não me chateie a corneta.
    Eu não casaria com nenhum homem e com outra mulher também tenho sérias dúvidas: um indivíduo tipo normal só deve cometer um erro uma vez… ;))))))))
    Já em relação a adopção sou 100% contra, por considerar que se coloca uma criança inocente numa situação que obviamente não pode perceber e não tem condições para aceitar.

    Abraço e um ano novo 2010 repleto de coisas boas

    ResponderEliminar
  2. Bem so tenho a dizer, que eu não sou contra nenhum tipo de amor, e todas as formas de amor são válidas. tanto o amor entre pessoas do mesmo sexo, como o delas em relação a uma criança. aposto que a criariam como o mesmo amor que qualquer casal heterosexual. No entanto, ha que ver que não são só os valores amorosos que contam para uma boa formação de uma criança. e por isso do meu ponto de vista, metendo-me no lugar de qualquer criança adoptada por um casal homosexual, acho que é muito complicado tanto visualmente, como explicar as outras crianças, até mesmo a ela própria, porque tem uma familia diferente dos outros!e depois chama pai aos dois? mãe aos dois? :| casamento cada um escolhe por si, estao a tratar da sua vida, agora pais esses ninguem pode escolher...e é uma situção complicada, uma condição de vida com uma base estranha e instável, para qualquer criança.

    ResponderEliminar
  3. A minha opinião é a seguinte, quanto ao casamento homossexual não vejo qualquer tipo de problema, todas as pessoas tem o direito de amar independentemente que seja ou nao uma pessoa do mesmo sexo. Em relação à adopção, já é algo em que temos que ter mais cuidado, pois, com a mentalidade da sociedade em que vivemos hoje em dia, penso que seria extremamente para a saude psicologica de uma criança ser adoptada por um casas homossexual, mas quem sabe se daqui a uns anos nao se consegue mudar a forma de pensar das pessoas e até seja possivel esta adopção.

    ResponderEliminar
  4. Eu começo a gostar deste blog.
    Concordo contigo Tiago em relação á primeira parte. Se não me engano foi na Holanda o primeiro país a permitir este tipo de casamentos (na altura foi um escândalo e por todo o mundo não se falava de outra coisa) e depois deste muitos mais países fizeram o mesmo (o nosso país tem abrir a mentalidade a isso). Agora falar em casamento homossexuais já é “uma coisa quase normal”.
    Eu penso que se vai passar o mesmo em relação a adopção de crianças por parte destes casais. Se bem que agora é quase impensável uma coisa dessas acontecer mas com a “normalização” do assunto vai começar a aceitar-se. Acho que é uma questão de abrir as mentalidades a novas maneiras de pensar.
    Boa Sorte neste ano que se inicia
    Comprimentos da K@

    ResponderEliminar
  5. Bom, deixo uma pergunta aos jovens:

    Com a tal aclamada "abertura" de mentalidades, porque não falar também em poligamia?

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela sugestão do tema Poligamia penso que é um bom tema. Irá ser aberto um poste para este tema.

    ResponderEliminar
  7. Bem, parece que as opiniões por aqui são muito idênticas. Na verdade, a minha também não difere muito.
    No meu ponto de vista, o casamento, o amor, a sexualidade não têm que ser diferentes e não deixam de ser menos importantes por serem entre individuos do mesmo sexo.
    Além da parte sentimental, existe também a parte social. Isto é, os homossexuais são cidadãos iguais aos outros, logo têm o direito de usufruir dos mesmos benefícios que o resto da sociedade.
    Fazendo agora referência à adopção de crianças por parte destes casais, o caso muda de figura.
    Se vivessemos numa sociedade que admitisse de ânimo leve este assunto e não o torna-se um "problema" seria de acordo.
    Mas como isto não acontece, temos de pensar nas crianças. Elas seriam vítimas de olhares, comentários e imcompreensão por parte da sociedade. Seriam consideradas diferentes e acredito que muito prejudicadas por causa disso. Concluo então que por enquanto ainda não há condições para a adopção de crianças por parte dos casais homossexuais.
    Fica a esperança que um dia (o mais próximo possível)tudo isto seja normal e não exista necessidade de haver discussão sobre o assunto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bem parece que já é legal o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No entanto penso que teria sido correcto haver um referendo...Ainda outro ponto, em relação a adopção penso que foi correcto não ser permitida, pois seria muito igoista colocar essas crianças no centro de um alvo em que os atiradores são os membros da nossa sociedade, e como já disse em posts anteriores quem iria sofrer eram essa crianças.Que me desculpe a comunidade homossexual mas esse direito de igualdade ainda não lhes deve ser dado.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com tudo o que aqui foi dito. Posso dizer que estou de acordo com o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Cada um é livre de amar quem quiser. No entanto, em relação à adopção estou completamente contra. Acho que, em primeiro lugar, seria constrangedor para a criança quando, na escola, lhe perguntassem o nome dos pais e ela tivesse de responder: "É a Maria e Joaquina", ou "é o António e o Manel". Em segundo lugar, penso que Deus criou as coisas de uma certa maneira, para que tudo batesse certo. Deus criou o Homem e a Mulher e, com isso, deu-lhes "tarefas" distintas, mas que se completam. Ora, uma criança, em termos de educação, precisa tanto de um exemplo masculino, como de um exemplo feminino.

    ResponderEliminar
  10. Pessoalmente não acredito que o problema da adopção esteja no facto de uma criança necessitar de um exemplo masculino e outro feminino, pois existem muitas crianças que crescem sem pai ou mãe e não é por esse motivo que vão ser ser piores pessoas.

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos. Eu sou homossexual e naturalmente estou a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo assim como a adopção por parte das mesmas. Nós, gays, somos iguais a todos os outros, e devemos ter os mesmos direitos. Não percebo o porquê de não podermos adoptar... Será que não temos amor suficiente para dar? Temos. Será que seríamos maus exemplos? Ninguém é perfeito, todos os casais dão maus exemplos quer sejam heteros ou homossexuais.
    As crianças não iriam estranhar ter 2 pais ou 2 mães se o mundo fosse melhor e se aceitasse a homossexualidade. As crianças não vêm nada de mal nesta forma de amor. Para elas é mais importante estarem bem, receberem carinho e poderem brincar do que saber como são aqueles que por ela são responsáveis... A sociedade é que lhes incute esses pensamentos!!! E não seria preferível que em vez de estarem num orfanato, muitas crianças pudessem ter uma família que lhes desse amor??!?! Acho que sim, tenho a certeza absoluta que sim!

    Pensem bem nisto.

    Cumprimentos,

    Duarte

    ResponderEliminar